A Construção civil está mudando.
A Construção civil está mudando: Entenda tudo sobre BIM e seus benefícios na prática.
Não é novidade que o setor da construção civil está cada dia mais se atualizando e você não pode ficar desinformado das melhorias e inovações que estão a cada dia mais favorecendo esse processo.
Os processos de desenvolvimento de projeto, obra e operações na construção civil estão adotando o mais rápido possível a metodologia BIM (Building Information Modeling) em português “Modelagem da Informação da Construção”, oque consiste no que chamamos de digitalização da indústria da construção. Com isso, sendo possível a coordenação, gerenciamento, concepção e acompanhamento de diversos processos e serviços de projetos, obra e pós-obra de maneira remota, virtual e com muito mais informação armazenada em modelos tridimensionais.
Entenda a Metodologia BIM
Building Information Modeling (BIM) é uma tecnologia e processo que veio de fato para revolucionar e transformar de maneira rápida a forma como são concebidos os projetos, obras e operações das edificações (Hardin, 2009).
BIM não é REVIT! Mas como assim?
Certamente você já ouviu falar ou conhece alguém que já comentou a respeito, relacionando BIM ao software de modelagem da construção“Autodesk Revit” e vise versa, como se um fosse o outro.
Segundo a “Cartilha do BIM” de 2016 desenvolvida pela CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) o BIM é principalmente formado por três pilares principais: Políticas, Processos e Tecnologias. Ao contrário do que muitos entendem por ser o conceito, BIM não é Revit, ou softwares, vai muito além, envolvendo todos os processos e políticas que englobam o setor da construção civil, compreendendo também, a parte de tecnologias, que se encaixariam aí, a parte de softwares e plataformas para desenvolvimento de projetos, coordenações, gerenciamento e operações de obras.
Um modelo BIM está profundamente atrelado a modelagem da informação, ou seja, é possível nesse modelo gerir, armazenar de forma automatizada, coordenar e compatibilizar as informações com outros modelos BIM que estejam corretamente inseridas as devidas informações de projeto, podendo assim, ser utilizado durante todo o ciclo de vida da construção, desde a etapa de concepção, compatibilização entre diversas disciplinas como arquitetônico, elétrico e hidráulico, até a parte de as-built (pós-obra).
Com isso, é fácil perceber no que o Modelo BIM se destaca em relação a forma tradicional de desenvolver projetos, a gestão da informação.
BIM na prática
Seguindo essa metodologia, é possível de se obter diversos benefícios diante do contexto de planejamento até a execução de obras. Novas formas de se trabalhar em equipes virtuais, por exemplo, se torna possível com o avanço de diversas plataformas de comunicações, que agora podem ser a nível global e extremamente rápidas, possibilitam a interação, gerenciamento e coordenação de equipes multidisciplinares, podendo ser de até países diferentes, proporcionando o que chamamos de “Trabalho colaborativo”, que é um dos principais benefícios do bim. Assim como também podemos destacar as novas formas de se criar e projetar, sendo possível obter designs gerados por computadores, novas formas de produzir, com as famosas “impressões 3D”, além de outros benefícios práticos que são possíveis de se obter com a utilização de softwares BIM.
Por ser literalmente uma construção virtual, o modelo bim permite que avaliemos questões construtivas como detectar erros, incompatibilidades entre diferentes disciplinas, assim como nos permite obter tabelas de quantidades mais precisas e consequentemente, uma planilha orçamentaria mais próxima da realidade, evitando desperdícios e superfaturamento de obras.
Planejamento de fases da construção (Cronograma de obra)